
Na última sexta-feira (19) aproximadamente 100 pessoas se reuniram para palestra e triagem de Tabagismo, ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI)/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, anexo ao Paço Municipal.
O objetivo da ação, que contou com a presença do secretário de Saúde de Itu, Tiago Texera, foi acolher os novos pacientes do Programa de Controle do Tabagismo, desenvolvido por equipe multidisciplinar no AMI/CTA. Texera comentou sobre a equipe multidisciplinar que atua no Programa, que muito auxilia os pacientes dispostos a abandonarem o tabagismo. “Segundo os registros do AMI/CTA, cerca de 80% dos pacientes que iniciam e completam o tratamento param de fumar. É uma taxa alta, que comprova o sucesso desse programa”, destaca o secretário de Saúde.
Ele também mencionou que pesquisa recente aponta o aumento de uso do cigarro eletrônico entre adolescentes de 13 a 17 anos, mesmo sendo proibida no Brasil sua comercialização e consumo, o que muito preocupa os profissionais da saúde.
Durante o encontro, os novos pacientes do Programa de Controle do Tabagismo assistiram a palestras com a médica Dequielle Salvador Clemente, com a enfermeira e coordenadora do AMI/CTA, Michelle Freire dos S. Almeida, com o psicólogo Alex Fabiano Lopes, com a farmacêutica, Raquel Leonardo da Silva e com a educadora física, Maria Teresa Bertoni Belisário Iarussi.
A reunião também marcou o início do acompanhamento de todos os pacientes que estavam na fila de espera da Secretaria de Saúde de Itu, aguardando o acesso ao Programa de Controle do Tabagismo.
Mín. 12° Máx. 28°