Em clássico carioca na Copa do Brasil, o Vasco eliminou o Botafogo de forma heroica nos pênaltis e garantiu a última vaga para a semifinal. Nesta quinta-feira (11), no Nilton Santos, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o Cruz-maltino levou a melhor da marca da cal e avançou.
Na ida, em São Januário, o duelo também terminou empatado por 1 a 1. E, nesta quinta, Nuno Moreira e Alex Telles, de pênalti, fizeram os gols na casa do Glorioso. Na marca da cal, Léo Jardim foi o herói defendeu cobrança de Telles, e o Vasco venceu por 5 a 4.
Agora, o Vasco terá mais um clássico carioca pela frente no mata-mata da Copa do Brasil e encara o Fluminense, que eliminou o Bahia. As semifinais acontecem apenas em dezembro, entre os dias 10 e 14, ou seja, já com o Brasileirão finalizado.
A vaga na próxima fase ainda rendeu mais R$ 9.922.500 extras de premiação. Do outro lado da chave, Corinthians e Cruzeiro fazem a outra semifinal.
Este foi o segundo ano seguido que o Vasco foi à semifinal da Copa do Brasil, depois de cair para o Atlético-MG na mesma fase em 2024.
O jogo
Com 11 minutos do primeiro tempo, o Vasco perdeu Tchê Tchê. O volante sentiu a coxa esquerda e precisou ser substituído por Mateus Cocão.
Apesar do baque inicial, o Cruz-maltino foi quem largou na frente. Aos 21, Philippe Coutinho cobrou falta no ângulo, o goleiro Neto foi buscar, mas deu rebote, Nuno Moreira aproveitou e fez 1 a 0.
Rayan ainda teve a oportunidade de ampliar o marcador depois de uma boa jogada individual, mas bateu fraco e Neto defendeu sem sustos.
O Botafogo chegou ao empate ainda na primeira etapa. Joaquín Correa saiu sozinho na área, foi derrubado por Léo Jardim, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Alex Telles bateu com perfeição e deixou tudo igual.
No segundo tempo, o Cruz-maltino voltou muito mal e viu o Botafogo criar as melhores chances, ficando muito perto da virada.
Mas o Vasco cresceu na segunda metade da etapa final e também levou muito perigo. Mas não teve jeito e, com o empate no placar, a definição foi para os pênaltis.
Na marca da cal, o Glorioso começou mal e viu Alex Telles perder a sua cobrança, enquanto Vegetti converteu. O erro do lateral custou caro, já que todos os demais cobradores de Botafogo e Vasco fizeram as suas cobranças, com o Cruz-maltino carimbando a vaga após o estreante Robert Renan bater com perfeição.
Próximos jogos do Botafogo:
São Paulo (F): 14/09, 17h30 (de Brasília) - Brasileirão
Mirassol (C): 17/09, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (C): 20/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Vasco:
Ceará (C): 14/09, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Flamengo (F): 21/09, 17h30 (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (C): 24/09, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Mín. 15° Máx. 28°