Em jogo eletrizante no encerramento da 23ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro buscou virada e venceu o Bahia por 2 a 1 nesta segunda-feira (15), na Arena Fonte Nova, recuperando a vice-liderança da competição ao ultrapassar o Palmeiras.
Jean Lucas abriu o placar em um golaço de longe para o Bahia, e Sinisterra e Gabigol marcaram os gols da virada da Raposa. O gol da virada, do camisa 9, foi mais um verdadeiro golaço, em uma 'sapatada' de longe.
Ultrapassado pelo Mirassol na rodada, o Esquadrão caiu para o 5º lugar, e não conseguiu retomar sua posição no G-4 com a derrota em casa. Já o Cruzeiro, vice-líder, viu o Palmeiras passar após goleada no sábado (13), mas recuperou a 2ª posição e voltou a colar no líder Flamengo.
Após eliminações na CONMEBOL Libertadores e Sul-Americana e na Copa do Brasil e o título da Copa do Nordeste, agora o Bahia só tem o Campeonato Brasileiro a disputar até o final de 2025. Rogério Ceni espera a recuperação física de parte do elenco para, com mais opções e um calendário menos apertado, manter a boa campanha e assegurar a vaga na próxima Libertadores.
Do outro lado, o time de Leonardo Jardim, classificado para a semifinal da Copa do Brasil, que só será disputada após o fim do Brasileirão, quer seguir na corrida com Palmeiras e o líder Flamengo na ponta da tabela.
Como foi o jogo
Dono de casa, o Bahia tomou mais iniciativa e começou pressionando a Raposa em busca do triunfo, mas se viu com dificuldade ao longo do primeiro tempo para criar grandes oportunidades.
O Tricolor foi melhor, mas o primeiro tempo foi morno, sem tantas grandes chances.
Na etapa final, o jogo foi completamente outro: um verdadeiro jogaço! O Bahia saiu na frente com Jean Lucas, aos 20 minutos.
O meio-campista que recentemente foi convocado para a seleção brasileira ajeitou de longe e acertou belíssimo chute após corta-luz de Everton Ribeiro. A jogada começou em contra-ataque puxado pelo volante Acevedo, passou por Sanabria e chegou em Jean Lucas, que arriscou e foi feliz na finalização, abrindo o placar.
Em busca da reação, o Cruzeiro trocou, de uma vez, três peças no time. Saíram Kaio Jorge, Christian e Wanderson, entraram Gabigol, Arroyo e Sinisterra.
Rogério Ceni também mexeu bastante no time, renovando o fôlego do time que viveu sequência pesada de jogos nas últimas semanas com as finais da Copa do Nordeste no único período que seria de descanso e treinos.
Aos 31 minutos, Sinisterra, que havia acabado de entrar, empatou para a Raposa. O mérito do gol é quase todo de outro jogador: Matheus Pereira. O camisa 10 fez jogada espetacular, driblou a zaga do Bahia e bateu bonito, acertando o pé da trave. A bola cuidadosamente sobrou no pé de Sinisterra, que só empurrou para dentro.
Depois do empate, o jogo ficou mais aberto, com o Bahia voltando a pressionar, mas o Cruzeiro contra-atacando bem e saindo com qualidade.
Não demorou para a virada chegar, com Gabigol. Aos 40 minutos, o camisa 9 acertou um chutaço de longe e fez mais um golaço na noite, agora a favor da Raposa, colocando o 2 a 1 no placar.
O atacante recebeu de fora da área e arriscou, acertando o ângulo do goleiro Ronaldo, que até pulou, mas não teve como chegar nem perto de defender.
Na comemoração, Gabigol tirou a camisa e foi amarelado.
O Bahia pressionou até o fim em busca do empate em 2 a 2, foi para cima no tradicional abafa, mas o Cruzeiro se defendeu bem e conseguiu segurar a importante vitória.
Classificação do Brasileirão:
Bahia: 5º colocado, com 36 pontos
Cruzeiro: 2º colocado, com 47 pontos
Mín. 18° Máx. 30°