O prefeito de Itu, Herculano Passos, destacou nesta semana a importância do avanço nas tratativas para a instalação de uma unidade vinculada ao Hospital Amaral Carvalho na cidade. Em fala emocionada, o gestor lembrou de seu período como coordenador da bancada paulista no Congresso Nacional, quando direcionava emendas para hospitais do SUS, incluindo o tradicional Amaral Carvalho, de Jaú.
“Eu já tinha um carinho muito grande pelo Amaral Carvalho desde a época em que encaminhávamos emendas de bancada e também individuais. Coloquei em meu plano de governo o compromisso de trazer uma unidade desse hospital para Itu, e agora esse sonho está se tornando realidade”, afirmou o prefeito.
Segundo Herculano Passos, já está em andamento a reforma de uma ala da Santa Casa de Itu para receber um centro de diagnóstico vinculado ao Amaral Carvalho. O espaço permitirá a realização de exames e, em casos de detecção de câncer, o tratamento de quimioterapia será oferecido diretamente no município.
“O início do ano marcará a inauguração dessa ala, garantindo mais dignidade e acesso aos pacientes oncológicos da nossa cidade”, disse.
Além disso, o prefeito anunciou planos futuros para a implantação de um CACON (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) em Itu, semelhante ao existente em Jaú. A expectativa é que a unidade atenda não apenas os moradores do município, mas também toda a região de Sorocaba, ampliando o acesso a um tratamento de qualidade e especializado.
“É um trabalho construído com muito esforço e dedicação, e que agora dará frutos para toda a população. O Amaral Carvalho em Itu será um marco para a saúde regional”, concluiu Herculano Passos.
O anúncio foi feito na Câmara dos Deputados, na sessão solene ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea.
Mín. 13° Máx. 24°