Terça, 07 de Outubro de 2025
16°C 25°C
Itu, SP

Lula pede retirada de tarifaço e convida Trump para a COP30 em telefonema de 30 min

Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin

06/10/2025 às 20h08
Por: Redação Fonte: Isto É
Compartilhe:
© Ricardo Stuckert
© Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou por cerca de 30 minutos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira, 6. Na conversa por telefone, o petista solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras. Além disso, Lula reiterou o convite para que o republicano participe pessoalmente da COP30, em Belém (PA).

O presidente brasileiro também recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. De acordo com a assessoria do Planalto, a conversa teve “tom amistoso”, troca de contatos diretos e menção a “boa química” que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU.

Com a abertura do diálogo, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ainda segundo o Planalto, ambos os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia, e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários