
Sorocaba (SP) recebe, a partir de 4 de novembro, o 20º Festival de Cinema Italiano, com sessões gratuitas às terças-feiras no Cine-Vagão. Serão exibidos quatro filmes ao longo do mês.
As exibições começam às 19h30, perto da Fábrica Santa Maria, na esquina das ruas Newton Prado e Moreira Salles, no bairro Vila Hortência. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no local uma hora antes de cada sessão. Todos os filmes tem classificação etária de 14 anos.
O festival acontece dentro de um vagão histórico de passageiros, construído em 1951 para a antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). O espaço foi adaptado como sala de cinema e resgata a memória ferroviária da cidade, ao mesmo tempo em que celebra o cinema italiano.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult) e outras entidades culturais.
Programação
Dia 4/11: Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicleta), 1948
Drama, 1h29min. Direção: Vittorio De Sica
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos do neorrealismo italiano, o filme retrata a dura realidade da Itália no pós-guerra, explorando temas como pobreza, dignidade e sobrevivência. Acompanhamos Antonio, um pai desempregado que finalmente consegue um trabalho colando cartazes, mas depende de sua bicicleta para trabalhar. Quando sua bicicleta é roubada, ele e seu filho pequeno percorrem Roma em uma busca desesperada para recuperá-la. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola e Lianella Carell.
Dia 11/11 - Speriamo che sia femmina (Tomara Que Seja Mulher), 1986
Drama/Comédia, 2h. Direção: Mario Monicelli
Sinopse: Em uma fazenda na Toscana, Elena vive separada do marido Leonardo, um homem desinteressado e ausente, mais preocupado com a amante Lolli do que com a esposa ou as filhas, Franca e Malvina. Ao lado da irmã Claudia e da empregada Fosca, Elena forma um universo essencialmente feminino, onde o único homem presente é um tio idoso e senil que passa os dias tricotando. Esse equilíbrio delicado é abalado por uma série de crises, revelando a força e a união dessas mulheres diante das adversidades. Com Liv Ullmann, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli, Philippe Noiret e Giuliano Gemma.
18/11 - La Cena (O Jantar), 1998
Drama/Comédia, 2h06min. Direção: Ettore Scola
Sinopse: Em uma noite movimentada em um restaurante italiano, diferentes grupos de clientes — casais, famílias, jovens e idosos, turistas e frequentadores habituais — compartilham suas histórias ao longo do jantar. Sob o olhar atento e acolhedor da anfitriã Flora, o salão se transforma em um palco de confissões, reencontros, desentendimentos e celebrações. A câmera circula livremente entre as mesas, a cozinha e os bastidores, revelando tanto os dilemas dos clientes quanto as pequenas intrigas e aspirações da equipe do restaurante. Com Vittorio Gassman, Fanny Ardant, Giancarlo Giannini, Stefania Sandrelli e Antonio Catania.
Dia 25/11 - Hey Joe (Hey Joe), 2024
Drama, 1h57min. Direção: Claudio Giovannesi
Sinopse: New Jersey, Estados Unidos. Dean Barry, um veterano americano que teve uma relação com uma jovem napolitana durante a Segunda Guerra Mundial, retorna à Itália, a Nápoles, no início dos anos 1970, para conhecer seu filho. Dean deseja recuperar os vinte e cinco anos de ausência, mas seu filho já é um homem criado na criminalidade, adotado por um chefão do contrabando, e não demonstra qualquer interesse pelo pai americano. Com James Franco, Francesco Di Napoli, Giulia Ercolini, Aniello Arena.
Mín. 17° Máx. 30°