Sábado, 08 de Novembro de 2025
17°C 30°C
Itu, SP

Jundiaí confirma 1º caso de gato com raiva desde 1983; veja como vacinar seu animal

A prefeitura informou que montou uma força-tarefa para mapear a área onde o animal foi encontrado

05/11/2025 às 21h41 Atualizada em 05/11/2025 às 21h50
Por: Redação Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí
Compartilhe:
Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Um gato foi diagnosticado com raiva em Jundiaí (SP) na terça-feira (4). É o primeiro caso de raiva em animal doméstico desde 1983 na cidade, conforme a prefeitura.

O felino, que estava em situação de abandono na região da Vila Arens, foi adotado por um morador, que relatou que o animal parecia saudável. No entanto, um dia após a adoção, o gato começou a apresentar sintomas neurológicos compatíveis com a raiva. Ele foi levado a uma clínica veterinária, que comunicou a suspeita da doença à Vigilância em Saúde Ambiental.

O diagnóstico foi confirmado por meio de análise laboratorial realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.

A prefeitura informou que montou uma força-tarefa para mapear a área onde o animal foi encontrado. Cães e gatos com mais de três de idade podem receber gratuitamente a vacina antirrábica no posto fixo da prefeitura. O agendamento da aplicação deve ser feito pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Orientações
Em caso de mordedura, arranhadura ou contato com a saliva de animais suspeitos, a recomendação é lavar imediatamente o ferimento com água corrente e sabão por pelo menos 15 minutos e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Todos os acidentes envolvendo cães, gatos, morcegos ou outros animais domésticos e silvestres devem ser comunicados à Vigilância Epidemiológica para acompanhamento adequado do caso.

Casos em morcegos
Somente em 2025, cinco morcegos testaram positivo para a raiva em Jundiaí. Em 2024, foram 10 registros. Em 2023, foram 17 casos.

O órgão orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações incomuns, como no interior de casas e nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, o morador deve contatar imediatamente as equipes de Vigilância em Saúde Animal pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Se possível, o morador também pode isolar o cômodo onde o morcego foi encontrado e colocar um balde ou uma caixa em cima do animal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários