
Durante o mês da Consciência Negra, o Sabor de Casa, quadro do EPTV 1, apresenta uma série de receitas com sabores de famílias afro-brasileiras. Nesta quarta (12), o destaque é a costelinha de porco com canjiquinha.
Quem ensina a receita é Sônia Maria Teixeira, de 61 anos. Ela conta que a paixão pela cozinha vem desde os 5 anos, quando lembra de montar uma pilha de tijolos ou arrumar um banquinho para enxergar dentro das panelas.
"Meu prato daquele momento era uma sopa de fubá que fazia para tomar lanche da tarde com meu irmão, e essa paixão foi crescendo comigo", conta.
Para a receita que ensina no Sabor de Casa, ela dá uma dica importante: deixar a canjiquinha de molho por duas horas, e cozinhá-la no tempo que a costelinha de porco cozinha.
Além disso, Sônia explica que deixar um pedaço de couro do bacon deixa "o sabor da canjiquinha diferenciado".
Veja abaixo os ingredientes e como prepará-lo
Ingredientes
500 g de canjiquinha (também conhecida como xerém)
1 kg de costelinha suína
Óleo
1 cebola média
5 dentes de alho
4 folhas de louro
1 limão
Sal a gosto
1 colher de sopa de colorau
½ xícara de cheiro verde
Pimenta do reino (opc
Modo de preparo:
Corte a costelinha, dividindo os pedaços pelos ossos;
Depois tempere com 3 dentes de alho amassados, suco do limão, sal, pimenta.
Frite com um fio de óleo, acrescentando a cebola picada, mexendo e pingando água.
Nesse tempo, cozinhe a canjiquinha com 1,5 litro de água, de 15 a 20 minutos em panela de pressão. Se necessário, acrescente água e cozinhe por mais 10 minutos ou até estar cozida.
Numa panela frite o restante do alho e acrescente a canjiquinha cozida, ajuste o sal e o caldo, acrescente o colorau e o cheiro verde picado. Deixe ferver por mais 10 minutos.
Junte a costelinha e sirva.
Mín. 20° Máx. 26°