
A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou, na noite de segunda-feira, 24 de novembro, a sessão solene de outorga do Diploma e Medalha “Zumbi dos Palmares” ao senhor Djalma dos Santos. A honraria, criada pela Lei Municipal nº 1306, de 22 de fevereiro de 2011, integra as comemorações do Dia da Consciência Negra e reconhece pessoas que promovem a vida e obra de Zumbi dos Palmares ou que atuam no combate ao preconceito e à segregação racial.
Djalma dos Santos é um dos fundadores da UNEI – União Negra Ituana – e participou por 31 anos da tradicional Missa Afro de Itu como percussionista e cantor. Também esteve entre os criadores da Avante Zumbi, grupo regional que reúne representantes de Porto Feliz, Votorantim, Itapetininga, Boituva, Sorocaba, Salto, Tietê, Iperó e Itu, voltado ao fortalecimento das entidades negras e à defesa de direitos e políticas públicas para a população negra.
Durante a solenidade, houve também a inauguração do quadro de Zumbi dos Palmares no plenário da Câmara. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Neto Beluci; o secretário municipal de Relações Institucionais, João Carlos Pestana; o vereador Luisinho Silveira; o presidente da UNEI, Sidnei Santos; além de amigos e familiares do homenageado.
A cerimônia contou ainda com participação do orador José Roberto, que falou sobre Zumbi dos Palmares; de Alessandra, filha de Djalma, que apresentou a trajetória do pai; e das cantoras Roberta Rogéria Dias e Elza Jussara Bernardo, que abrilhantaram o evento.
Mín. 16° Máx. 28°