
Na noite da última quarta-feira (26/11), a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou a entrega do Diploma e Medalha “Mícola Corazza” ao Centro Espírita de Umbanda Ogum Ramatis do Oriente e do Diploma e Medalha “Fiori Amantéa” à Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino.
Os títulos, criados pela Lei Municipal nº 2.116/2019, reconhecem pessoas e entidades que atuam no meio espírita e umbandista no município.
O Centro Espírita de Umbanda Ogum Ramatis do Oriente teve origem no fim da década de 1960, a partir do trabalho da Sra. Mícola e do Sr. Roque Corazza. A casa foi oficialmente consolidada em 1973 e, na cerimônia, foi representada por Nadir Santos de Lima.
A Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino, fundada em 1948 pelo casal Fiori Marcello Amantéa e Valéria Tabachi Amantéa, tornou-se referência em assistência social e prática espírita em Itu. A instituição — reconhecida como utilidade pública municipal e estadual — mantém programas sociais, distribuição de cestas básicas, enxovais, bazares e atendimentos espirituais. Na solenidade, foi representada por Robson Luís Perina.
O evento contou com a presença dos vereadores Thiago Gonçales (que presidiu a sessão), Elaine do Posto e Engenheiro Eduardo Alves. Também discursaram Ademir Corazza, pelo Centro Ogum Ramatis do Oriente, e José do Carmo Rodrigues, pela Associação Cabaninha.
Participaram ainda integrantes da comissão responsável pela escolha dos homenageados: Luis Fernando Zonatti (Tenda de Umbanda Caboclo Gira Mundo), Mãe Helena (Centro Espírita Pai Xangô) e o assessor Silvio Lisboa, representando o vereador Moacir Cova.
A noite foi marcada por reconhecimento, tradição e celebração das contribuições espirituais e sociais das entidades homenageadas em Itu.
Mín. 20° Máx. 27°