Segunda, 22 de Dezembro de 2025
22°C 30°C
Itu, SP

Conheça os 10 lançamentos que mais marcaram 2025

O ano de 2025 teve de tudo: hatches, SUVs, elétricos e híbridos

22/12/2025 às 11h19
Por: Redação Fonte: hiago Moreno/Motor1
Compartilhe:
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

O ano de 2025 foi marcado por novos modelos e renovações importantes no mercado automotivo brasileiro, com lançamentos que impactaram consumidores e rankings de vendas. De tão relevantes, alguns lançamentos foram finalistas ou ganharam em suas categorias no Best Of The Best do Motor1.com Brasil, que inicia as celebrações dos 10 anos de nossa publicação.

O ano de 2025 teve de tudo: hatches, SUVs, elétricos e híbridos. Há muitos anos o mercado brasileiro não via tantas novidades diferentes e tanta disputa de mercado com a chegada de cada vez mais novas marcas chinesas desafiando as tradicionais. Confira os 10 carros que mais chamaram atenção ao longo do ano:

Volkswagen Tera
O Volkswagen Tera estreou no Brasil em março 2025, mas só teve os preços e versões revelados em maio. É o novo SUV de entrada da marca, posicionando-se entre o Polo e o Nivus, com produção nacional em Taubaté (SP). Desenvolvido sobre a plataforma MQB-A0, o Tera traz versões com motor 1.0 aspirado e 1.0 TSI turbo, transmissão manual ou automática, e equipamentos como painel digital, central VW Play, ADAS com controle adaptativo de velocidade e monitor de ponto cego, além de preços começando abaixo de R$ 100 mil em algumas versões.

Honda WR-V
A nova geração do Honda WR-V foi apresentada em outubro, logo antes do Salão do Automóvel de São Paulo 2025, que retornou após um hiato que vinha desde 2018. O SUV tem produção na fábrica de Itirapina (SP) e chega com design independente da geração anterior, maior dimensões, porta-malas de 458 litros e motor 1.5 i-VTEC flex de 126 cv, além de posicionamento no portfólio entre o City e o HR-V.

Nissan Kicks (nova geração)
O novo Nissan Kicks da segunda geração foi oficialmente apresentado em junho de 2025, com mudanças profundas no design, interior renovado com duas telas digitais e pacote tecnológico atualizado, incluindo o uso do motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem de 6 marchas da HORSE, o mesmo usado pelo Renault Kardian.

Nissan Kait
O Nissan Kait pode ter demorado para chegar, tendo sido apresentado em dezembro, mas marca a nova fase da marca. É um novo SUV nacional produzido pela Nissan em Resende (RJ) e usa como base a arquitetura do agora finado Kicks Play, mas com visual renovado e mais tecnologia embarcada. Sua faixa de preço o coloca de frente com o VW Tera e o Honda WR-V, mas é um carro maior e que aposta na veterana mecânica 1.6 aspirada com câmbio automático CVT para quem não quer veículos turbo ou eletrificados.

Renault Boreal — O campeão do Best Of The Best
Outro lançamento de outubro que ganhou destaque foi o Renault Boreal, novo SUV da marca francesa para o mercado brasileiro. Sua chegada é mais um passo da montadora para trazer um posicionamento mais premium. Apesar de não ser um Renault europeu, traz um visual na mesma linguagem e um interior que aposta em acabamento de alto padrão e muita tecnologia embarcada, incluindo o sistema de software e layout de telas idêntico ao oferecido na Europa. Com preço competitivo, foi o grande campeão da premiação do Motor1.com Brasil em 2025

Ford Maverick 2026 — facelift e nova versão híbrida
Em 2025 a Ford Maverick teve importantes atualizações anunciadas em maio, incluindo facelift estético. Também foi confirmada a inédita versão híbrida com tração integral, que chegou em novembro.

GAC GS4
Em maio, a chinesa GAC começou a operar no Brasil e chegou já com 5 modelos, sendo 4 deles elétricos. No entanto, chamou mais a atenção o GS4, o único híbrido pleno oferecido atualmente pela empresa no Brasil. A GAC é parceira de Honda e Toyota na China e o SUV mostra a sobriedade de uso dos carros das japonesas, mas com mais ousadia no visual, no preço e no pacote de itens de série.

Haval H9
O Haval H9, SUV grande de estilo mais premium e robusto, também marcou presença no cenário brasileiro em 2025. Chegou em setembro, ao mesmo tempo que a picape Poer P30. A novidade trouxe um padrão de acabamento e de tecnologia de rivais muito mais caros e também foi junto à Poer P30 o primeiro produto da GWM no Brasil a ter propulsão somente a combustão, apostando em motores turbodiesel.

Chevrolet Onix / Onix Plus
Em julho, a Chevrolet finalmente renovou a linha Onix e Onix Plus. Hatch e sedã receberam uma atualização no visual e na lista de itens de série. Mas, o mais importante foi que a empresa respondeu às reclamações sobre a confiabilidade do motor com correia banhada a óleo. A peça teve seus componentes reformulados para aumentar a resistência e a Chevrolet ainda aumentou a garantia do motor. Apesar de mudanças nem tão grandes assim, a chegada de um Onix renovado impacta o mercado por ser um dos carros mais vendidos da marca no país.

Chevrolet Tracker
O Chevrolet Tracker 2026 também recebeu destaque em 2025. Foi lançado em julho junto à linha Onix com atualizações similares: visual, equipamentos e reforço na correia banhada a óleo. No entanto, foi um caso à parte no mercado. No lançamento, as versões mais caras tinham preços que poderiam passar dos R$ 190 mil, enquanto a esportiva RS tinha chamativos bancos vermelhos. Em poucos meses, a marca precisou trocar o acabamento interno do Tracker RS e ainda efetuou uma redução geral nos preços.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários