
A Santa Sé nomeou nesta quinta-feira (8) dom José Roberto Fortes Palau, de 60 anos, como novo arcebispo de Sorocaba (SP). Ele era bispo da diocese de Limeira (SP) desde novembro de 2019.
Ao g1, o administrador apostólico de Sorocaba, padre Fernando Henrique Giuli Batista, afirmou que a arquidiocese recebe com alegria a nomeação do novo arcebispo. Segundo ele, dom José Roberto Fortes Palau deve tomar posse no fim de fevereiro, em data ainda a ser confirmada. Sorocaba ficou dez meses em vacância — sem bispo — após dom Júlio Endi Akamine ser anunciado como novo arcebispo da Arquidiocese de Belém do Pará.
“O novo arcebispo, dom José Roberto, é alguém muito querido e próximo do povo de Deus e do clero, uma pessoa simples. Fez um trabalho muito bonito na Diocese de Limeira e também como bispo auxiliar em São Paulo. A expectativa é de que ele dê continuidade a esse trabalho, especialmente ao processo sinodal iniciado pelo papa Francisco e continuado pelo papa Leão XIV, no sentido de fortalecer a vida comunitária, a proximidade com as pessoas e a participação, garantindo que todos tenham vez e voz”, afirmou.
O padre explicou que, pelo direito canônico, o arcebispo tem até dois meses, a partir de 8 de janeiro, para assumir oficialmente o cargo. Até lá, a Arquidiocese de Sorocaba continuará sob a administração do atual administrador apostólico.
Dom José Roberto Fortes Palau
Nascido em 9 de abril de 1965, em Jacareí (SP), Dom José Roberto cursou Filosofia no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha, em São José dos Campos (SP), e Teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). É mestre em Teologia Espiritual pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma, e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Dom José Roberto foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1993 e incardinado na Diocese de São José dos Campos, onde exerceu diversas funções pastorais e administrativas ao longo da trajetória. Atuou como vigário paroquial das paróquias Sant’Ana e São Bento e como pároco da Paróquia São José, todas em São José dos Campos.
Entre os trabalhos pastorais, foi coordenador da Pastoral Presbiteral, reitor do seminário de Teologia e diretor da Escola Diaconal. Também foi professor e diretor da Faculdade Católica de São José dos Campos e professor de Teologia Espiritual na Faculdade Dehoniana, em Taubaté.
Além disso, integrou o Conselho Presbiteral, o Colégio de Consultores e exerceu a função de vigário-geral da diocese. Em abril de 2014, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e ordenado em 21 de junho do mesmo ano. Em novembro de 2019, foi nomeado bispo da
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destacou por meio de nota a nomeação de dom José e diz receber com a alegria, a notícia da chegada do novo arcebispo para Sorocaba (SP).
"Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação. Rogamos a Deus que o abençoe e ilumine nesta nova missão que desempenhará. Nossa Senhora da Ponte, padroeira da arquidiocese de Sorocaba, seja guia e intercessora no seu pastoreio", diz.
* Colaborou sob supervisão de Eric Mantuan
Mín. 20° Máx. 28°