Embora a apresentação do novo Audi Q3 não falasse abertamente de outras variantes, todos sabiam que haveria um Q3 Sportback. Agora, a marca revelou a configuração com carroceria mais esportiva do importante modelo na Europa e, sem surpresas, não tem grandes diferenças em relação ao modelo original.
As vendas para os mercados da Europa começarão em novembro, com o Audi Q3 Sportback TFSI 110 kW de entrada partindo de 46.450 euros (R$ 295,8 mil) na Alemanha. A versão com conjunto híbrido plug-in custa a partir de 51.150 euros (R$ 325,7 mil). Ambas as carrocerias do Q3 serão construídas na fábrica húngara de Györ.
De acordo com a Audi, a segunda geração do Q3 Sportback combina "as características de um SUV - fácil acesso, boa visão geral e um conceito de espaço funcional - com o formato de um cupê". A linha do teto, que se inclina para baixo a partir da coluna A, é 29 milímetros mais baixa do que no SUV Q3 e muda a silhueta para uma aparência mais esportiva. O volume reduzido da carroceria na traseira faz com que as seções musculares pronunciadas, as chamadas "bolhas quattro", pareçam mais aparentes.
Os para-choques dianteiro e traseiro diferenciados e as peças adicionais em prata estão disponíveis para o pacote S line. As rodas variam de 17" a 20" como padrão, com larguras de pneus entre 215 e 235 milímetros. Opcionalmente, a Audi oferecerá ao Q3 Sportback rodas "Aero" e Audi Sport, com visual diferenciado e mais esportivo.
A aerodinâmica e a acústica do veículo foram aprimoradas em comparação com seu antecessor. O coeficiente de arrasto é de 0,30. O vidro acústico para as janelas laterais dianteiras está disponível pela primeira vez no segmento compacto europeu, que, em combinação com o filme PVB-A, isola acusticamente o interior.
O design do novo Audi Q3 tem contornos mais fortes. A ampla grade e os faróis são integrados ao conceito aerodinâmico. Uma linha de cintura divide a visão lateral entre os faróis e as luzes traseiras e estrutura o volume do veículo. Luzes traseiras OLED digitais com uma faixa contínua de LED estão disponíveis como opção. A frente apresenta faróis de LED de matriz digital com módulos de micro LED pela primeira vez, que melhoram a iluminação e permitem funções adaptativas.
O interior também foi revisado. A nova unidade de controle do volante integra duas alavancas na coluna de direção, uma para seleção de marchas e outra para luzes e limpadores de para-brisa. O primeiro teste prático mostra que a aparência é incomum, mas funciona bem.
O vidro acústico nas janelas laterais dianteiras aumenta o conforto interno. O porta-malas tem capacidade para 488 litros, ou até 1.289 litros no Q3 Sportback com o banco rebatido. Porém, são 100 litros a menos do que no SUV Q3. A capacidade de reboque é de até 2.100 kg.
A gama de motores começa com o 1.5 TFSI de 150 cv, disponível com tecnologia híbrida leve, e o 2.0 TDI com 150 cv que será a única opção a diesel por enquanto. Há mais duas variantes a gasolina com tração nas quatro rodas fornecem 204 cv e 265 cv, respectivamente.
O Q3 Sportback e-hybrid é híbrido plug-in e oferece 272 cv de potência combinada. A bateria de alta tensão tem uma capacidade bruta de 25,7 kWh (líquida de 19,7 kWh) e permite uma autonomia elétrica de até 118 km no ciclo WLTP.
A suspensão foi revisada e, opcionalmente, o Q3 Sportback de nova geração poderá ser equipado com acerto esportivo ou amortecedores com controle de amortecimento de duas válvulas. Os sistemas de assistência incluem o assistente de direção adaptativo plus (AFA) e uma câmera interna para monitorar o motorista.
Como o novo Q3, o Q3 Sportback pode ser novidade da Audi no Brasil em 2026, mas coloca em dúvida a produção local, com a atual geração do SUV.
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