
Com informações de Fábio Trindade - Confirmando muitas das especulações vistas através dos flagras, a Nissan apresentou, na última noite de terça-feira, 02 de dezembro, seu novo SUV compacto de entrada desenvolvido no Brasil. Chamado de Kait, ele terá meta de concorrer com VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
O modelo é o segundo fruto anunciado dentro do plano de aportes de R$ 2,8 bilhões destinado ao país em 2024. Segundo a Nissan, o Brasil segue como um dos mercados estratégicos da empresa e continuará recebendo novos recursos. A operação registrou resultados muito positivos nos dois últimos anos.Ao contrário do que chegou a ser especulado, o SUV não é uma adaptação nacional do Magnite, vendido na Índia e em outros mercados emergentes. Trata-se de um projeto distinto, baseado na plataforma V utilizada atualmente pelo Kicks Play desde 2016.
Do Kicks antigo, vale dizer, ele herda as medidas, plataforma, recortes de porta, vidros e teto, mas com novo desenho mais próximo da segunda geração do modelo e também do novo Sentra, ficando assim alinhado a nova identidade visual da japonesa. Herda também o propulsor 1.6 16v, 1.6 HR16DE, aspirado, de até 113 cv e 15,2 kgfm de torque, enquanto a transmissão é do tipo CVT.
Com visual inédito, o modelo se diferencia bastante tanto do Kicks Play, que deixará de ser oferecido, quanto da nova geração por apostar em linhas mais minimalistas. Os faróis divididos na dianteira, o capô elevado e a ampla abertura de ar na parte inferior reforçam o novo direcionamento estético.
Na traseira, as lanternas são interligadas como no Play, porém mais estreitas. O Kait também abre mão do suporte de placa na tampa, substituído pelo letreiro com o nome do carro, levando a placa ao para-choque.
Nas medidas, o novo carro fica muito próximo do antigo modelo de entrada da marca, já que ambos contam com cerca de 4,30 metros de comprimento, 1,76 m de largura, entre-eixos de 2,62 metros e porta-malas de 432 litros. Segundo Guy Rodríguez, o novo Kait chegará para ocupar o posto de SUV de entrada da marca, ficando abaixo do novo Kicks e do X-Trail, que chega importado a partir de 2026.
A produção ficará a cargo do Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, que começa a abastecer o mercado interno já em dezembro de 2025. A partir do ano que vem, o Kait será exportado para mais de 20 países, com o Brasil atuando como hub do modelo no mundo.
Mín. 20° Máx. 27°