No dia 1º de setembro, Motor1.com Brasil publicou as primeiras imagens da reestilização do Kia Stonic, SUV compacto de entrada da marca coreana. O modelo atualizado foi apenas apresentado na Europa, em uma prévia antes do Salão de Munique, e ainda não chegou às concessionárias de lá. No entanto, o representante da Kia no Brasil, o Grupo Gandini, já confirmou que a novidade não ficará de fora do nosso mercado.
“O novo Stonic não é dúvida para o mercado brasileiro, como diz a matéria. Em fase de homologação, esse modelo virá ao Brasil, mas não temos ainda previsão de chegada”, afirmou a empresa. Atualmente, o Stonic é comercializado no país como linha 2024/2025 em versão única, chamada C.253, equipada com sistema de eletrificação leve (mild-hybrid) e motor 1.0 turbo. O preço oficial é de R$ 154.990.
Lançado em 2017 no mercado global, o Kia Stonic acaba de receber sua primeira atualização visual. A renovação foi inicialmente apresentada na Europa e segue a nova identidade de design da marca, com inspiração nos modelos elétricos da coreana, como o EV5, já disponível no Brasil.
Por fora, a Kia não economizou e fez mudanças tanto na dianteira quanto na traseira. O conjunto óptico agora é em LED, com novos faróis conectados pela grade redesenhada. As lanternas traseiras passaram a invadir mais as laterais da carroceria, enquanto as rodas de liga leve também ganharam novo desenho e são oferecidas em tamanhos de 16 e 17 polegadas. O catálogo de cores passa a contar com duas opções inéditas: Verde Aventureiro e Azul Iate.
As maiores novidades, entretanto, estão na cabine. Antes criticado pela simplicidade e pelo aspecto datado, o interior recebeu um painel renovado, que traz duas telas de 12,3 polegadas – substituindo a antiga combinação de instrumentos analógico-digitais e a central multimídia de 8". O modelo ainda estreia comandos sensíveis ao toque para climatização e multimídia, volante redesenhado, painéis de porta revistos e um console central atualizado.
Entre os novos equipamentos estão carregador sem fio para smartphones, portas USB-C, iluminação ambiente e o aplicativo Kia Connect, que permite uso da chave digital, serviços de conectividade e diagnóstico remoto do veículo.
A motorização, ao menos na Europa, permanece a mesma, utilizando o motor 1.0 turbo de três cilindros já conhecido por aqui. A maior diferença fica pela oferta da versão convencional, sem eletrificação, que nunca foi oferecida por aqui. Desta forma, o modelo deve permanecer com o atual 1.0 TGDI equipado com sistema híbrido leve de 48 volts.
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